Pilares da sustentabilidade ambiental e sua interação com a prática educativa.

Por: Fernando Rodrigues Soares


Pilares da sustentabilidade ambiental e sua interação com a prática educativa.

Ao falar em sustentabilidade ambiental,é preciso compreender os três pilares que a fundamenta em suas dimensões econômica, social e ambiental,uma vez que sem os mesmos a sustentabilidade se torna inviável.Ainda são discutidos novos pilares, como a questão cultural, tecnológica, para complementar a sustentação da questão como um todo. 

Dimensão Social- trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade ou  sociedade como um todo, abarcando de salários justos a  adequação à legislação trabalhista e o bem estar dos seus funcionários, propiciando, por exemplo, um  ambiente de trabalho agradável, que prima pela qualidade da  saúde do trabalhador e da sua família. Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor,nesse item, está contido também problemas gerais da sociedade como educação, violência e até o lazer.
Dimensão Ambiental- Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. Toda atividade econômica tem impacto  negativo no meio ambiente,logo,é necessário pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar. 
Dimensão Econômica –  Neste pilar   são analisados os  temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e deve-se levar em conta os outros dois aspectos. Ou seja, não adianta lucrar devastando, por exemplo.

Professor Fernando
Palestra com Nutricionista
Momento da prática esportiva
Alimentação saudável e livre de agrotóxicos

Pensando nas dimensões da sustentabilidade em especial a dimensão social,é que a Escola Municipal João Alves de Almeida,localizada no Distrito de Guarani,no município de Prado,no Estado da Bahia,vem desenvolvendo algumas ações  com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade local sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente para as presentes e futurar gerações,promovendo o exercício diário da cidadania .

Um dos trabalhos realizados envolve a importância de uma alimentação saudável para a garantia de uma qualidade de vida,com uma prática constante de atividade física e alimentos livres de agrotóxicos,evitando assim a poluição do solo e da água .Os  professores de Educação Física Diógenes Sérgio do Espírito Santo e  Fernando Rodrigues Soares,  juntamente com seus alunos do Ensino Fundamental tem discutido em sala de aula a problemática em questão, sensibilizado a comunidade escolar através de palestras,práticas esportivas e demonstrações teóricas e práticas sobre os malefícios dos agrotóxicos na produção dos alimentos e a importância de cada vez mais se produzir alimentos orgânicos e de boa qualidade ,como veremos abaixo:













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MONTE PASCOAL:SÍMBOLO DO NASCIMENTO DO BRASIL.

A BRALANDA E O IMPACTO AMBIENTAL PROVOCADO NA MATA ATLÂNTICA DO SUL DA BAHIA.

A sustentabilidade como mecanismo de educação para a vida.